Além da alimentação, o diabético também deve ter um cuidado especial com a pele. O excesso de açúcar no sangue faz com que ela fique mais seca e sujeita a problemas. Isso acontece porque pacientes com diabetes tendem a urinar mais, na tentativa do corpo de eliminar o excedente de glicose.
Um sangue doce também pode lesar as terminações nervosas de alguns cantos do corpo, tirando a sensibilidade, além de dificultar a cicatrização. Ou seja, qualquer ferida, por menor que seja, pode se agravar facilmente. Para isso a recomendação é hidratar constantemente, pelo menos uma vez ao dia, e em casos mais graves, duas vezes. O momento ideal para hidratar a pele é logo após sair do banho, assim o hidratante pode penetrar na pele com mais facilidade e formar uma camada protetora que impede a perda de umidade.
Mas pacientes com diabetes não podem usar qualquer hidratante, é muito importante antes ler a bula. Produtos que contém ureia em sua composição são um risco, já que a substância gera uma esfolação que pode machucar ainda mais a pele já fragilizada. Produtos com álcool também devem ser evitados pois aceleram o ressecamento. O ideal são cremes hidratantes a base de óleo e água. Esses componentes, além de deixar a pele mais macia, criam uma barreira impedindo a evaporação de água.
Hoje, o mercado já oferece produtos específicos para a pele do diabético que atendem a todos os pré requisitos citados. Um deles é o Keep Body Care da SestiniCare. Trata-se de um creme em formato de bastão – portátil e não vaza – composto pelos melhores óleos vegetais e ativos naturais. Não contém parabenos (conservantes artificiais) e petrolatos (derivados de petróleo), nem ureia e álcool. Além de oferecer hidratação potente e ser resistente à água, ajuda na regeneração das feridas na pele. Ou seja, é o produto ideal para diabéticos.